terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aldeias: S. Miguel de Entre Ambos os Rios

Esta foi roubada ao meu amigo Óscar.
Lugares da minha vida, inicia-se hoje com uma belíssima proposta. S.Miguel-de-Entre-Ambos-os-Rios é uma povoação situada na Serra Amarela, Parque Nacional Peneda-Gerês. Fica a meio caminho entre Ponte da Barca e a fronteira da Madalena, junto ao Lindoso.
O dia, para ser bem usufruído, deve ser iniciado com uma marcha pedestre pelo percurso sinalizado junto ao Rio Froufe, na freguesia com o mesmo nome (cerca de duas horas de duração). Deixado o carro junto à ponte, encontramos a sinalização do percurso num caminho carreteiro que se inicia na margem oposta. Este, leva-nos ao longo do rio, em direcção a montante, através de um vale verdejante por entre bosques de carvalho-roble (Quercus robur) associados a antigas parcelas de campos de cultivo actualmente abandonadas. Estes pequenos bosques de carvalho merecem uma especial referência por constituírem resíduos da vegetação primitiva do Norte de Portugal. Sensivelmente a meio do percurso, atravessamos o rio saltitando sobre empondras, pedras colocadas estrategicamente de uma margem à outra (no Inverno, quando o caudal do rio é maior, é necessário subir mais um pouco até uma ponte que nos permite efectuar a travessia).
A segunda parte do percurso leva-nos a percorrer o lugar de Lourido (tem um café). A fase final é efectuada através da estrada S.Miguel/Ermida.
Segunda parte: merecido banho nas piscinas naturais do Rio Froufe (junto à ponte onde se estacionou o carro).
Terceira parte (a ser efectuada ao fim do dia): passeio de carro em direcção ao lugar de Germil. Um belíssimo percurso que nos leva através do vale do Rio Germil (fa-bu-lo-so!..).
Quarta e última parte: Jantar na esplanada do Restaurante "Novas Pontes", da família da Dona Maria José. Sopa com legumes e batatas da terra (um must!). Bacalhau à casa (um bacalhau de cebolada como já não existe, com postas que têm que ser demolhadas durante uma semana!!!). O serviço é do melhor! Gente muito atenciosa, de uma simpatia genuína. Enquanto se trincam umas batatas fritas às rodelas, estaladiças, aprecia-se a paisagem e ouve-se um infindável concerto de sons de aves e de insectos. Um dia para não esquecer!

Sem comentários: